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CHAMADA DE TRABALHOS  

        A Comissão Organizadora do XI Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical convida pesquisadores, professores, profissionais em geral e estudantes da área de educação musical para submeterem propostas de trabalhos para o Evento, conforme as especificações desta chamada de trabalhos. O tema do Congresso será: Educação Musical em Múltiplos Contextos: Inovação, inclusão e tecnologias. O processo de recebimento e avaliação dos trabalhos ficará a cargo do Comitê Científico do Evento, composto pelos professores Dr. Pedro Rogério (UFC) e Dr. Luiz Botelho Albuquerque (UFC). O Comitê será assessorado, para o processo de avaliação, por uma equipe de pareceristas da área de educação musical.

Grupos de trabalho (GTs)

        Os trabalhos aprovados para o Congresso serão apresentados nos Grupos de Trabalhos (GTs) que estão estruturados em três eixos temáticos:

  1. Epistemologia da Educação Musical;
  2. Ensino e Aprendizagem em Educação Musical;
  3. Formação do Educador Musical.
        As sessões de GTs foram organizadas com o intuito de contemplar diferentes espaços, contextos e modalidades de ensino. Dessa forma, as sessões dos GTs estão estruturadas em onze sub-temas, divididos entre os três eixos temáticos centrais, conforme as especificações a seguir:

1) Epistemologia da Educação Musical

        Concepções epistemológicas que têm alicerçado a Educação Musical e sua inserção no âmbito da produção de conhecimento, tendo como foco as linhas teóricas contempladas pela área e a consolidação  de grupos de pesquisa e pesquisadores no país.
 
  • GT 1.1  - Condições de construção e produção do conhecimento em Educação Musical: pesquisas individuais e Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq

            Tendências e trajetórias da pesquisa em Educação Musical no país a partir da produção e atuação de grupos de pesquisa na área: produção e experiência de pesquisas coletivas, objetivos e perspectivas de atuação dos grupos de pesquisas presentes na base corrente (atual) do Diretório do CNPq.

  • GT 1.2 - Perspectivas teóricas da Educação Musical a partir de suas dimensões sociais, filosóficas e psicológicas

            As linhas teóricas da Educação Musical no cenário contemporâneo, sua história e identidade epistemológica e inter-relação da área com outros campos das ciências humanas (filosofia, antropologia, psicologia etc.).

2) Ensino e aprendizagem em Educação Musical

        Concepções teóricas e práticas pedagógicas em Educação Musical, abrangendo processos e situações de ensino e aprendizagem da música em diferentes faixas etárias e em distintos espaços de formação.

  • GT 2.1 - O ensino de música nas escolas de educação básica

            Processos de ensino e aprendizagem de música na escola; relações da música/prática musical com as diferentes áreas do conhecimento; configurações de performances musicais protagonizadas por alunos; ensino coletivo de instrumento/canto (coral, fanfarra, bandas, grupos instrumentais/vocais).

  • GT 2.2 - Práticas de Educação Musical em escolas especializadas de música

            O ensino e aprendizagem de música nas escolas especializadas (conservatórios, instituições privadas, cursos técnico-profissionalizantes, etc.), contemplando aspectos metodológicos, diretrizes curriculares, atuação profissional, entre outros aspectos.

  • GT 2.3  -  Políticas públicas, práticas educacionais e projetos pedagógicos em Educação Musical no ensino superior

            Concepções de currículos e metodologias de Educação Musical no ensino superior, abrangendo a legislação educacional vigente, projetos político-pedagógicos, planejamentos e práticas pedagógico-musicais.

  • GT 2.4 - Educação Musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

            Perspectivas, políticas, alternativas e avaliação de cursos de Educação Musical a distância; produção de materiais didáticos; aplicação de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem musical; diretrizes para o ensino da música no cenário tecnológico contemporâneo.

  • GT 2.5  -  A Educação Musical em contextos sócio-musicais não-formais e informais

            O ensino de música em espaços socioculturais diversos como ONGs, OSCIPs, Fundações, Associações Comunitárias, Igrejas, escolas livres de música; processos e situações de ensino e aprendizagem musical em contextos culturais não institucionalizados.

  • GT 2.6 - Educação Musical e inclusão social

            Práticas musicais com jovens  e adultos  - EJA; processos de ensino da música para a terceira idade; Educação Musical especial; articulação de projetos educacionais envolvendo escola, comunidade e contextos de vulnerabilidade social.

3) Formação do educador musical

        A formação do educador musical na atualidade, tendo como base o perfil profissional almejado pela área, bem como as competências, atitudes e habilidades necessárias para a inserção e atuação do professor de música na sociedade.

  • GT 3.1 - Estágios

    O estágio no processo de formação do educador e sua importância para a inserção do professor de música no mercado profissional; diretrizes para a realização do estágio nos cursos de licenciatura.

  • GT 3.2 - Formação inicial e continuada

    A formação do professor de música para atuação nos diferentes espaços de ensino e aprendizagem da área; a formação continuada dos professores de música atuantes na educação básica; a formação musical do pedagogo em atuação; a formação de professores e tutores de música na educação a distância, etc.

  • GT 3.3 - Formação emergencial e/ou alternativa

    Processos de formação de educadores musicais em projetos e cursos emergenciais e/ou alternativos, tendo como foco a capacitação de músicos, pedagogos e outros profissionais para a atuação docente no campo da música.

Modalidades de Trabalho

        Serão aceitas inscrições de trabalhos para serem apresentados no Congresso como pôster ou comunicação oral. As propostas enviadas devem contemplar uma das seguintes modalidades:

1) Projeto de Pesquisa ou Pesquisa em Andamento

        Os trabalhos inscritos nessa modalidade deverão abordar uma questão de pesquisa em Educação Musical, explicitando os objetivos da investigação, os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos previstos e/ou utilizados. A proposta deverá destacar,  ainda, a contribuição que a pesquisa oferecerá para a área de Educação Musical e para a produção científica em geral.

2) Pesquisa Concluída

        Nessa modalidade, as propostas deverão consistir em trabalhos originados de pesquisas concluídas, explicitando os objetivos da investigação, bem como os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos utilizados. Os trabalhos devem destacar os resultados e as conclusões obtidas a partir do processo investigativo.

3) Relato de Experiência

        Os trabalhos enviados para essa modalidade deverão descrever uma experiência em Educação Musical já realizada ou em desenvolvimento, explicitando os fundamentos teóricos e práticos que alicerçaram a proposta.

Observação:
        Os(as) autores(as) dos pôsteres  deverão colocar  seus banners  nos painéis, nos dias 08 e 09 de junho, em local e horário a serem determinados pela Comissão Organizadora.  Os pôsteres deverão ter as seguintes dimensões: 90cm de largura por 120cm de altura, sendo este material de responsabilidade de cada autor.

Envio dos Trabalhos

        Os trabalhos deverão ser enviados ao e-mail abemnordeste2012.trabalhos@gmail.com até as 23:59 horas (horário de Brasília) do dia  30 de abril  de 2012. Todas as informações necessárias para o envio do texto estão disponíveis na página www.abemnordeste2012.ufc.br

Datas e Prazos Importantes

05/03/12 a 30/04/12 (prorrogado)

Envio de trabalhos

01/05/12 a 12/05/12

Avaliação pelo Comitê Científico

14/05/12

Divulgação dos resultados

15/05/12 a 25/05/12

Revisão, pelos autores, dos trabalhos aprovados para a publicação nos anais

Até 25/05/12

Inscrição no evento para os trabalhos aprovados


 Normas para a Estruturação dos Textos

        Os trabalhos devem ser em português, estruturados no programa Word for Windows, nos formatos “.doc” ou “.rtf”, limitando-se a 5Mb (cinco megabytes). Os textos deverão ter a seguinte extensão:

  • Comunicação – até 3000 palavras
  • Pôster – até 1500 palavras

Obs.:
  • Trabalhos que excederem o limite de palavras permitido serão automaticamente recusados no processo de avaliação.
  • Em relação ao número de palavras do texto, não serão computados título geral, resumo, palavras-chave e referências.
  • O texto não deve conter nome, filiação institucional, nem qualquer outro tipo de informação que permita a identificação do(s) autor(es).
  • Os trabalhos devem ser formatados de acordo com as especificações do modelo de submissão, disponível em template_trabalhos_abemnordeste2012.doc

        Os textos devem seguir as seguintes normas de citações e referências:

Citações

  • As citações diretas (literais) curtas (com até três linhas) devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s).
  • As citações diretas longas (com mais de três linhas) devem ser colocadas em parágrafo separado, justificado, alinhado a 4 cm da margem esquerda e sem recuo na margem direita, utilizando espaço simples, fonte tamanho 11, e não devem ser colocadas entre aspas. Estas citações devem estar separadas do parágrafo anterior de acordo com as especificações do modelo de submissão de trabalhos.
  • As citações indiretas (não literais) devem ser inseridas no texto, mas não devem ser colocadas entre aspas, e são seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s) (observar que as páginas só devem ser colocadas caso a citação se refira a trecho(s) específico(s) e não à obra como um todo).
  • No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser traduzidas (caso se considere necessário, o trecho na língua original pode ser apresentado em nota de rodapé).
  • As citações do próprio autor devem ser colocadas de forma imparcial no texto reportando-se à fonte bibliográfica. 

As citações entre parênteses, utilizadas nos textos, devem ser estruturadas da seguinte forma:

  • Uma obra, com um autor: (GREEN, 2002, p. 25)
  • Uma obra, com dois autores (ou três): (FERREIRA; GUIMARÃES, 2003, p. 22)
  • Uma obra, com mais de três autores: (MOURA et al., 2002, p. 15-17)
  • Duas obras, com mesmo autor: (TURINO, 1992, p. 51-52, 1999, p. 13)
  • Duas obras, com autores diferentes: (CARVALHO, 1992, p. 114-115; TURINO, 1999, p. 13)

Notas de rodapé:

        Para as notas de rodapé deve ser utilizada a fonte em tamanho 10.

Referências:

        Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço simples, seguindo as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002). Ver exemplos abaixo:

Livros:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Tradução [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.

Exemplo:

ELLIOTT, David J. Music matters: a new philosophy of music education. New York: Oxford University Press, 1995. SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

Parte de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.):

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da parte da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da parte. In: ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.

Exemplo:

GROSSI, Cristina. Questões emergentes na avaliação da percepção musical no contexto universitário. In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org.). valiação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 124-139.

Artigos em periódicos:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do artigo [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume e/ou numeração do ano, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

Exemplo:

ARROYO, Margarete. Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 5, p. 13-20, 2000.

Trabalhos em anais de eventos científicos:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do Trabalho [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento [se houver]., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.

Exemplo:

BEYER, Ester. O ensino de música na educação infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 1998, Recife. Anais... Recife: ABEM, 1998. p. 27-42.

Documentos na internet: matéria (artigo, monografia) em uma página:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da matéria [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da página: subtítulo [se houver], data da página ou site. Disponível em: . Acesso em: data.

Exemplo:

LOUREIRO, Mônica. Cartografando sons do Oiapoque ao Chuí. CliqueMusic: a música brasileira está aqui, ago. 2001. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2002.

 

Nota aos autores:

        A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são da responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho. Não serão aceitos trabalhos que estiverem fora das normas estabelecidas nesta chamada e no modelo de submissão de trabalhos. O não cumprimento do prazo, a inadequação da revisão, o não comparecimento ao evento para apresentação do trabalho e/ou a não inscrição de pelo menos um dos autores poderão implicar na não aceitação do trabalho para a possível publicação. Para informações, esclarecimentos e dúvidas em geral entre em contato com o Comitê Científico do Evento, através do e-mail abemnordeste2012.trabalhos@gmail.com .