ABEM Educação Musical ABEM Educação Musical ABEM Educação Musical

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

APRESENTAÇÃO  

        O XI Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM traz como tema “Educação Musical em Múltiplos Contextos: inovação, inclusão e tecnologias”, cuja discussão será conduzida por pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente. Além da conferência de abertura a ser proferida pela Profa. Dra. Ana Maria Iório Dias (UFC), a programação inclui a realização de fóruns, palestras, comunicações de pesquisa e relatos de experiências, apresentação de pôsteres, realização de cursos, lançamento de livros, CDs e apresentações musicais.

        Em paralelo ao encontro, serão realizados ainda os seguintes eventos: II Encontro Regional Nordeste dos Professores de Artes/Música dos IFETs, VII Semana de Educação Musical - SEMU da UFC, I Fórum Cearense de Educação Musical e I Fórum das Coordenações dos Cursos de Música das IES do Nordeste.

        A Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, constituída em 1991, tem em seu quadro de associados pesquisadores, professores, estudantes, profissionais da área de música e da educação, e interessados no panorama da Educação Musical no Brasil, que buscam refletir e dialogar abordando temas inerentes a esta área como campo de conhecimento que tem suas especificidades epistemológicas. Com uma diretoria constituída por doutores e mestres com formação em programas de excelência no Brasil e no exterior, atuando junto às mais renomadas universidades do país, a ABEM tornou-se a principal instituição representativa do campo da Educação Musical no Brasil.

        O Ceará foi o estado escolhido pela Diretoria Regional da ABEM como sede do Encontro de 2012 pelo compromisso e crescente envolvimento dos professores e alunos do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará – UFC - com as atividades e propósitos da Associação, bem como pelas potencialidades locais, diante do cenário da Educação Musical.

        A UFC encontra-se em um momento de crescimento de suas atividades ligadas à formação de professores de música, pois implantou o Curso de Música – Licenciatura no campus do Pici – Fortaleza – em 2006 e com o apoio do REUNI (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) iniciou dois novos cursos de Licenciatura em Música, um na região sul do estado – Cariri e outro na região norte, na cidade de Sobral. Aliada a estas iniciativas o Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC criou o eixo de pesquisa “Ensino de Música” que vem formando mestres e doutores com pesquisas relevantes que fortalecem e aprofundam o entendimento do campo epistemológico da Educação Musical.

        Além dos Cursos de Música na UFC, o Ceará também conta com um Curso de Música na Universidade Estadual do Ceará – UECE desde a década de 1970, um Curso Técnico de Música no Instituto Federal do Ceará – IFCE, além do de uma grande diversidade de cursos livres (particulares), ONGs e projetos sociais que estão envolvidas com o ensino de música no estado.

        Tendo em vista a Lei nº 11.769, aprovada em 19/08/2008 e que tornou a música conteúdo obrigatório no Ensino Básico, faz-se extremamente necessária a mobilização dos profissionais da área de Educação Musical no sentido de discutirem e apontarem alternativas viáveis para a concretização dessa vitória tenazmente perseguida durante os últimos anos.

         Sejam todos muito bem vindos!

        O Ceará é musical, do xote ao rock, do xaxado ao tecno, do baião às guarânias, do forró ao bolero, do maracatu ao carimbó, da ciência ao saber popular!

Prof. Dr. Pedro Rogério
Presidente do Comitê Científico

Prof. Dr. Gerardo Silveira Viana Jr.
Coordenador Geral


A música é plural e a educação é múltipla. Do regional ao universal, a vida é abundante e inclusiva!